Natan Schulte e Anthony Pettis perdem na abertura da temporada peso-leve 2021 da PFL!

 Brasileiro atual campeão da categoria até 70kg é surpreendido com pressão de Marcin Held, e ex-UFC Anthony Pettis leva a pior em trocação com Clay Collard e no final quase surpreende.

Os favoritos do peso-leve (até 70kg) não resistiram à primeira rodada da temporada 2021 na PFL. O brasileiro e atual bicampeão Natan Schulte sucumbiu ao polonês Marcin Held e perdeu na decisão unânime, assim como o ex-campeão do UFC Anthony Pettis, surpreendido pela trocação de Clay Collard. Assim, os dois principais destaques da categoria precisarão ir para o tudo ou nada na segunda rodada da temporada regular.

Natan Schulte perdeu depois de dez lutas invicto na PFL — Foto: Divulgação

Natan Schulte perdeu depois de dez lutas invicto na PFL — Foto: Divulgação


Após as cinco lutas disputadas nesta primeira rodada, os cinco vitoriosos largam empatados com três pontos, já que todos eles venceram por pontos: Clay Collard, Marcin Held, o brasileiro Raush Manfio, Alexander Martinez e Akhmed Aliev.


Conforme o regulamento da PFL, dos dez lutadores escalados na divisão, apenas quatro seguem às semifinais. Eles completam a temporada regular em card no dia 10 de junho. As lutas casadas para essa segunda e decisiva rodada serão definidas pela própria organização. Confira abaixo como está a classificação depois da primeira rodada:

Natan perde para Marcin Held

Marcin Held castigou Natan Schulte no primeiro round — Foto: Divulgação

Marcin Held castigou Natan Schulte no primeiro round — Foto: Divulgação

A primeira luta da temporada regular 2021 mostrou ao atual bicampeão peso-leve Natan Schulte que ele vai ter que trabalhar mais ainda para chegar ao tricampeonato. Logo na estreia neste ano, o brasileiro da American Top Team acabou derrotado por Macin Held na decisão unânime (triplo 29-28). Assim, o catarinense passa zerado pela primeira rodada, enquanto o polonês soma três pontos.

Desde junho de 2018, Natan Schulte somava até aqui nove vitórias e um empate. Agora, tem um cartel com 20 vitórias, quatro derrotas e um empate. Marcin Held, que chegou a passar pelo UFC sem sucesso, soma cinco vitorias seguidas agora, a primeira na PFL.

Natan foi surpreendido logo no início da luta por uma pressão avassaladora de Held, que combinava golpes em cheio no rosto do brasileiro com uma velocidade que impressionava. Natan só levava vantagem em alguns golpes baixos, mas longe de ser suficiente para parar a blitz do rival. Natan, ainda no primeiro round, já tinha um sangramento no nariz. Na parte final do round, o brasileiro tentou a luta agarrada, mas sem conseguir pontuar na posição junto à grade.

No segundo round, Marcin Held voltou veloz como no início da luta, fazendo Natan engolir muitos jabs. O polonês já chegou a diminuir o ritmo na parte final da parcial, mas não deixava nenhuma tentativa de Natan sem resposta. No último round, Natan caminhou para frente e foi melhor, usando o cansaço de Held, mas já sem ímpeto para definir a luta antes de ir para as mãos dos juízes.

Anthony Pettis é surpreendido por Collard

Anthony Pettis perdeu para Clay Collard em sua estreia na PFL — Foto: Divulgação

Anthony Pettis perdeu para Clay Collard em sua estreia na PFL — Foto: Divulgação

Entre o conhecido e multicampeão Anthony Pettis e o azarão Clay Collard, foi o lutador desconhecido quem levou a melhor na abertura da temporada regular no peso-leve (até 70kg). Ele venceu por decisão unânime (29-27, 29-27 e 29-28) o ex-UFC, que fazia sua estreia na organização depois de deixar o Ultimate. Com a vitória, Collard soma três pontos na classificação em busca de uma vaga nas semifinais, e chega a um cartel com 19 vitórias e oito derrotas.


Desde o início, Clay Collard, um boxeador profissional, levou a melhor na trocação com Pettis. Com bastante volume de golpes, ele castigou o adversário no primeiro round. Na volta para o segundo round, Collard seguiu em vantagem e conseguiu knockdown com um direto. Ele tentou finalizar a luta, mas Pettis se fechou e se recuperou. Collard seguiu com bons golpes na linha de cintura, aplicou outro knockdown, e chegou a jogar Pettis no chão. Nos últimos segundos, Pettis levou perigo ao tentar sair numa chave de braço, mas sem sucesso.

No terceiro e último round, Anthony Pettis voltou para o tudo ou nada, depois de ser avaliado e liberado pelos médicos. Com bons diretos, parecia que ia endurecer a luta, mas Collard rapidamente voltou a ter o domínio na trocação. E quando tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila, o ex-UFC acertou um chute alto que levou Collard ao chão, e depois combinou com uma joelhada de encontro e botou o rival de costas no chão, tentando sair nas costas numa finalização. Mas Clay Collard sobreviveu, escapou, e levou a melhor nos pontos.

Raush Manfio bate Joilton Peregrino

Num duelo brasileiro pela primeira rodada da temporada regular do peso-leve (até 70kg), Raush Manfio venceu Joilton Peregrino por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28). A vitória por pontos dá ao lutador da American Top Team três pontos. O cartel do lutador gaúcho, ex-campeão do Titan FC, vai agora a 12 vitórias, além de três derrotas. Raush entrou no torneio na vaga do canadense e ex-UFC Olivier Aubin-Mercier, que se machucou e deixou o duelo com Peregrino.

Raush Manfio bateu Joilton Peregrino em duelo movimentado no peso-leve — Foto: Divulgação

Raush Manfio bateu Joilton Peregrino em duelo movimentado no peso-leve — Foto: Divulgação


No primeiro round, Joilton Peregrino começou usando melhor sua maior envergadura e trabalhando bem os chutes altos, mas Raush logo se recuperou e passou a ter o domínio na trocação. Um cruzado de direita balançou Peregrino, e depois Raush botou a mão esquerda conseguindo encurtar a distância. Na trocação, a vantagem passou a ser clara de Raush. Peregrino até tentou, sem sucesso, ir para a luta agarrada.

No segundo round, Raush voltou de novo melhor a trocação nos primeiros segundo, mas Peregrino o colocou logo no chão e passou a ter domínio por cima por quase três minutos. Nos últimos 60 segundos, no entanto, Raush conseguiu se levantar e voltou a mostrar vantagem na trocação, com Peregrino engolindo alguns duros golpes.

O último round começou em cima e com os dois jogando bons golpes na trocação, até que Peregrino passou a investir mais na luta agarrada, mas sem conseguir evoluir para um domínio no chão. Raush, sempre que conseguiu se desvencilhar, botou golpes com mais pressão e força no adversário.

Vice-campeão estreia com derrota

Alexander Martinez venceu Loik Radzhabov por decisão dividida em resultado polêmico — Foto: Divulgação

Alexander Martinez venceu Loik Radzhabov por decisão dividida em resultado polêmico — Foto: Divulgação

Na primeira luta peso-leve (até 70kg) da temporada 2021 da PFL, o atual vice-campeão Loik Radzhabov acabou derrotado pelo estreante Alexander Martinez, que saiu com a vitória por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27). O paraguaio somou três pontos na noite desta sexta-feira, pela temporada regular, e tem agora um cartel invicto com oito vitórias em oito lutas. Ele substituiu Johnny Case com poucas semanas para a luta, depois que o americano foi retirado da temporada após ser preso por violência doméstica.

O lutador do Tajiquistão mostrou um jogo eficiente na luta agarrada, enquanto Martinez usou o jiu-jítsu para buscar inúmeras finalizações ao longo dos três rounds, principalmente na guilhotina. No anúncio do resultado, Radzhabov se mostrou incrédulo com a derrota para Martinez.

Akhmed Aliev estreia com vitória

Akhmed Aliev bateu Mikhail Odintsov na decisão — Foto: Divulgação

Akhmed Aliev bateu Mikhail Odintsov na decisão — Foto: Divulgação

Akhmed Aliev, que foi semifinalista na temporada peso-leve (até 70kg) de 2019 - quando perdeu para o campeão Natan Schulte -, venceu com domínio o rival Mikhail Odintsov na rodada de abertura deste ano. O triunfo por decisão unânime (triplo 29-28) fez o russo de 31 anos somar três pontos, chegando ainda a um cartel com 19 vitórias e seis derrotas. Odintsov, que já tinha perdido um ponto antes mesmo da luta depois de falhar no corte de peso, fica em situação complicada para a segunda rodada.

Aliev, especialista na trocação, não correu riscos diante de um adversário que claramente queria a luta agarrada. Odintsov, atleta de Belarus, passou a luta buscando as quedas e no primeiro round até conseguiu o objetivo, mas Aliev se recuperou e foi superior no restante da luta.

Comentários