Com atuação espetacular, Justin Gaethje bate Ferguson no UFC 249 e é campeão interino dos leves!

Americano se credencia para enfrentar Khabib Nurmagomedov pelo título linear.

Khabib Nurmagomedov x Tony Ferguson é uma luta que parece fadada a não acontecer. Depois de ser cancelada pela quinta vez, Ferguson acabou tendo que enfrentar Justin Gaethje pelo cinturão interino e precisava vencer para que o confronto com o russo fosse marcado pela sexta vez. Porém, Gaethje provou que não é apenas um atleta agressivo e que sabe ser estratégico quando necessário. Com uma atuação quase perfeita, ele nocauteou no aos 3m39s do quinto assalto, conquistou o título e jogou o cinturão interino no chão, deixando claro que quer o linear, que pertence a Khabib.
- Eu sei que sou um matador toda vez que estou aqui em cima. A adrenalina corre nas minhas veias, é um trabalho que corre nas minhas veias, eu trabalho todo dia pra isso e nunca olho pra trás. Hoje sou melhor do que ontem. Eu tenho um técnico de nível mundial, tenho caras sensacionais do meu lado, sabia que tinha atingido ele muitas vezes, estava me divertindo demais e, neste nível, você tem que chegar aqui e lutar contra o melhor do mundo. Estou me preparando há quatro anos para desafios como esse, estou feliz de representar os Estados Unidos contra o Daguestão. Não vejo a hora de enfrentar Khabib.
Justin Gaethje venceu Tony Ferguson por nocaute técnico aos 3m39s do R5 — Foto: Getty ImagesJustin Gaethje venceu Tony Ferguson por nocaute técnico aos 3m39s do R5 — Foto: Getty Images
Justin Gaethje venceu Tony Ferguson por nocaute técnico aos 3m39s do R5 — Foto: Getty Images
Ferguson mostrou cuidado com a agressividade de Gaethje e apostou na movimentação, sem ceder totalmente o centro do octógono para o rival, além de apostar nos chutes para controlar a distância. Gaethje variava cruzados potentes com chutes baixos, mas jogava a maioria dos golpes no vazio. A movimentação de Ferguson dificultava que o rival jogasse suas conhecidas combinações. Na reta final, eles ainda trocaram cruzados e chutes, mas absorveram bem.
No início do segundo round, Ferguson foi para cima e acertou um jab e direto, mas uma canhota de Gaethje entrou ainda no primeiro minuto do assalto. De olho em minar a movimentação do rival, Gaethje tentou chutes baixos, atendendo pedido de seus treinadores. Seus cruzados começaram a entrar, mas Ferguson seguia sem balançar. A luta ficou mais aberta no fim do round e, no último segundo, um uppercut fez Gaethje ser salvo pelo gongo.
Tony Ferguson acerta um uppercut em Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 249 — Foto: Getty ImagesTony Ferguson acerta um uppercut em Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 249 — Foto: Getty Images
Tony Ferguson acerta um uppercut em Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 249 — Foto: Getty Images
O ritmo acelerado continuou no terceiro round. Recuperado, Gaethje levava perigo com seus cruzados e, quase na metade do assalto, finalmente fez Ferguson sentir uma de suas mãos. Outro direto forçou Tony a andar para trás, mas ele voltou a caminhar para a frente e desferir combinações de boxe. Ferguson voltou a se abrir nos segundos finais, mas desta vez levou a pior na troca de golpes.
Em desvantagem, Ferguson se expôs mais, mas Gaethje rechaçava as investidas com cruzados precisos. Um gancho na linha de cintura fez Tony Ferguson balançar, mas ele correu, saiu do raio de ação e voltou ao centro do octógono. No minuto final do round, Gaethje recebeu um chute na região genital, e a luta foi interrompida brevemente. No retorno, um chute baixo desequilibrou Ferguson, que tentou responder com jabs e diretos, mas não conseguiu ser efetivo.
Justin Gaethje conecta um de seus muitos diretos em Tony Ferguson no UFC 249 — Foto: Getty ImagesJustin Gaethje conecta um de seus muitos diretos em Tony Ferguson no UFC 249 — Foto: Getty Images
Justin Gaethje conecta um de seus muitos diretos em Tony Ferguson no UFC 249 — Foto: Getty Images
O queixo de Ferguson estava em dia. Ainda no começo do quinto assalto, dois cruzados explodiram em seu rosto sem o derrubar. Outro direto de Gaethje o balançou, mas ele seguia de pé. Os golpes entravam incessantemente, e o árbitro central, mesmo com Ferguson consciente e de pé, optou pela interrupção para preservar a integridade física dele, que terminou o confronto com o rosto bastante avariado.
Tony Ferguson terminou a luta contra Justin Gaethje com o rosto muito ferido — Foto: Getty ImagesTony Ferguson terminou a luta contra Justin Gaethje com o rosto muito ferido — Foto: Getty Images
Tony Ferguson terminou a luta contra Justin Gaethje com o rosto muito ferido — Foto: Getty Images

Comentários